http://www.jornalaguarda.com/index.asp?idEdicao=126&id=3949&idSeccao=1025&Ac tion=noticia SECÇÃO: Geral

Jornal A Guarda (Portugal), December 16, 2005
[Google English Translation: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.jornalaguarda.com%2 Findex.asp%3FidEdicao%3D126%26id%3D3949%26idSeccao%3D1025%26Action%3Dnoticia &langpair=pt%7Cen&hl=en&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools]

Através da Fundação Focus – Assistência Humanitária Meio milhar de colmeias distribuídas no concelho de Seia

A Fundação FOCUS – Assistência Humanitária iniciou, no dia 10 de Dezembro, a segunda fase do programa de intervenção de apoio às famílias mais afectadas pelo flagelo dos incêndios, que assolaram o concelho de Seia durante o Verão deste ano.

Sendo o mel uma das fontes de rendimento da população da região, a FOCUS, em parceria com a Câmara Municipal de Seia, decidiu colmatar esta perda com a distribuição de um total de 450 colmeias pelas freguesias de Vide, Cabeça, Teixeira, Loriga e Alvôco da Serra. Esta acção vai beneficiar um total de 60 apicultores.

Recorde-se que ao longo deste ano, o Concelho de Seia foi uma das zonas mais afectadas pelos fogos que consumiram grande parte do terreno agrícola e algumas habitações. Na sequência desta tragédia foi estabelecido um acordo entre a Câmara Municipal de Seia e a Fundação FOCUS, no sentido de aliviar as perdas da população local.

A intervenção, dividida em duas fases, proporcionou, num primeiro momento, a ajuda com bens alimentares a mais de 650 pessoas recenseadas pela Acção Social da autarquia nas seis freguesias mais atingidas pela catástrofe. A Fundação FOCUS Assistência Humanitária é actualmente composta por 5 unidades: FOCUS Estados Unidos; FOCUS Canadá; FOCUS Europa (Portugal, França e Inglaterra); FOCUS Paquistão e mais recentemente FOCUS Índia.

A FOCUS é uma agência internacional de ajuda de emergência que proporciona meios de auxílio e assistência a seguir e durante uma situação de calamidade natural ou proporcionada pelo homem. A FOCUS ajuda as pessoas carenciadas a reduzirem a sua dependência à ajuda humanitária bem como facilita a sua transição para uma sustentável auto-suficiência.

A FOCUS e a Fundação Aga Khan (AKF) são afiliadas da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), um conjunto de instituições que trabalham para promover oportunidades e condições de vida para pessoas de todas as religiões e origens, em regiões específicas do mundo em desenvolvimento.