Special Press Section - All Materials for Immediate Release -Portuguese
Lisbon, Portugal, 20 December, 2005 -
akdn.org


DECLARAÇÃO CONJUNTA EMITIDO PELO PATRIARCADO DE LISBOA E A FUNDAÇÃO AGA KHAN PORTUGAL


Sua Eminência, Dom José Policarpo, o Cardeal Patriarca de Lisboa, e o Príncipe Amyn Aga Khan, Director da Fundação Aga Khan (AKF), assinam um Acordo de Parceria para apoiar o K'CIDADE, Programa de Desenvolvimento Comuntário Urbano, um inovador Programa promovido pela AKF Portugal. O Acordo foi assinado na presença de Sua Alteza o Aga Khan. Dr. Shafik Sachedina, Director dos Assuntos Diplomáticos, observa .

Lisboa, Portugal, 20 de Dezembro, 2005 – O Patriarcado de Lisboa e a Fundação Aga Khan Portugal assinaram hoje um Acordo de Parceria que providencia uma base de cooperação no apoio a um programa inovador de desenvolvimento comunitário urbano, para dar resposta a problemas relacionados com a exclusão social e o alívio da pobreza. Na presença de Sua Alteza o Aga Khan, o Acordo foi assinado por Sua Eminência, o Cardeal Patriarca de Lisboa Dom José Policarpo e pelo Príncipe Amyn Aga Khan, irmão mais novo de sua Alteza, e Director da Fundação Aga Khan.

O Acordo reflecte o compromisso partilhado do Patriarcado e da Fundação Aga Khan Portugal, uma agência da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), para a melhoria na qualidade de vida das populações marginalizadas e desfavorecidas, e foi estabelecida sob o contexto do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano (K’CIDADE), uma iniciativa da Fundação Aga Khan Portugal.

O K’CIDADE visa ajudar a melhorar a qualidade de vida dos grupos marginalizados (incluindo minorias culturais e étnicas) em contextos urbanos, através do desenvolvimento das capacidades a nível comunitário para avaliarem e darem resposta ás suas necessidades e gerirem os seus próprios esforços de desenvolvimento social e económico. O programa promove iniciativas de desenvolvimento sustentável baseado na autonomização e participação das comunidades, assegurando a promoção de escolha, a diversidade e o pluralismo.

O Acordo foi alcançado seguindo um processo de diálogo e de trocas de ideias construtivas e mutuamente benéficas ao longo dos últimos oito anos, que resultaram num compromisso, cada vez maior, entre as instituições da Igreja Católica e agências da AKDN em Portugal e Moçambique. A cooperação estendeu-se do fornecimento de recursos materiais e assistência técnica para o ensino superior em Moçambique até à criação de oportunidades para o intercâmbio profissional e educacional em Portugal.